segunda-feira, 5 de maio de 2008

Visconde de Mauá


Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), o Visconde de Mauá, ou Barão de Mauá, nasceu em no município de Arroio Grande, ele é um dos capitalistas empreendedores brasileiros do século XIX. Inicia seus negócios com uma pequena fábrica de navios em Niterói (RJ). Em um ano, já tem a maior indústria do país: emprega mais de mil operários e produz navios. Dois anos depois inaugura o trecho inicial da União e Indústria, primeira rodovia pavimentada do país, entre Petrópolis e Juiz de Fora.No final da década de 1850, o visconde funda o Banco Mauá, MacGregor & Cia. Suas fábricas passam a ser alvo de sabotagens criminosas e seus negócios são abalados pela legislação que sobretaxava as importações. Em 1875 o Banco Mauá vai à falência. O visconde vende a maioria de suas empresas a capitalistas

Fonte:http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Barra_Escolha/B_ViscondeDeMaua.htm

Jacques-Louis David


Jacques-Louis David pintor francês nascido (30 de agosto de 1748 em Paris – 29 de dezembro de 1825) em Bruxelas, foi o mais característico representante do neoclassicismo. Este pintor francês teve anos a atividade artística francesa, e europeia, sendo o pintor oficial da Corte Francesa.
Entre seus quadros mais famosos estão o retrato de
Napoleão, a morte de Sócrates e O juramento dos Horácios.Ele foi um dos artistas mais admirados.


Giuseppe Garibaldi


Giuseppe Garibaldi (Nizza, 4 de julho de 1807Caprera, 2 de junho de 1882) foi um guerrilheiro italiano, conhecido como "herói de dois mundos" devido a sua participação em conflitos na Europa e na América do Sul. Era uma das figuras da unificação italiana, ao lado de Giuseppe Mazzini e do Conde de Cavour, Garibaldi dedicou sua vida à luta contra a tirania. Nasceu em Nizza (hoje Nice, na França) na parte do reino de Sardenha-Piemonte.Giuseppe Garibaldi passou dez anos de sua vida a bordo de navios mercantes, seguindo os passos de seu pai, um marinheiro genovês, e com o tempo chegou a obter licença de capitão. Mas seus desejos de aventura não permitiram que seguisse essa carreira.Em 2 de junho de 1882, aos 74 anos, Giuseppe Garibaldi morreu em sua casinha na ilha de Caprera, onde está enterrado.

Giuseppe Garibaldi

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Giuseppe_Garibaldi

Conferência de Berlim


O Congresso de Berlim foi realizadono dia 15 de Novembro de 1884 e 26 de fevereiro de 1885 com o objetivo de organizar, na forma de regras, a ocupação de África pelas potências coloniais e acabou em uma divisão que não respeitou, as relações étnicas e mesmo familiares dos povos do Continente.
No congresso, que foi proposto por
Portugal e organizado pelo Chanceler Otto von Bismarck da Alemanha participaram ainda a Grã-Bretanha, França, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Estados Unidos da América, Suécia, Áustria-Hungria, Império Otomano.
Os Estados Unidos tinha umacolônia na África; a
Libéria, só que muito tarde, mas eram uma potência em ascensão e tinham passado recentemente por uma guerra civil (1861-1865) que se relacionava com a abolição da escravatura .Grã-Bretanha tinha-a abolido no seu império em 1834. A Turquia também não possuía colónias em África, mas era o centro do Império Otomano, com interesses no norte de África. Os restantes países europeus que não foram “contemplados” na partilha de África, também eram potências comerciais ou industriais, e tinham interesses naquele continente.

Lei Eusébio de Queirós


A Lei Eusébio de Queirós foi aprovada em 4 de setembro de 1850, durante o Segundo Reinado, acabando definitivamente com o tráfico negreiro intercontinental.Porém a lei não gerou efeitos imediatos na estrutura do sistema econômico brasileiro. O tráfico ilegal se desenvolveu intensamente no período posterior à lei e na verdade houve um incremento nos índices de entrada de africanos no Brasil. Quando a situação se tornou mais grave o tráfico interno cresceu de importância e concentrou suas atividades no Rio de Janeiro e São Paulo.


"...Mandamos, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém..."

Lei do Ventre Livre


Os filhos da mulher escrava que nascerem dento do Império desde a data desta lei, serão considerados livres. Os ditos filhos menores ficarão em poder dos senhores de suas mães, os quais terão obrigação de criá-los e tratá-los até a idade de oito anos completos. Chegando a esta idade, o senhor da mãe terá a opção, ou de receber do Estado a indenização de 600$000, ou de utilizar-se dos serviços do menor até a idade de 21 anos completos.Cabe também aos senhores criar e tratar os filhos que as filhas de suas escravas possam ter quando aquelas estiverem prestando serviço. Tal obrigação, porém, cessará logo que findar a prestação dos serviços das mães. Se estas falecerem dentro daquele prazo, seus filhos poderão ser postos à disposição do governo.



LEI DO SEXAGENÁRIO




Em 1885, surgiu a Lei do Sexagenário, que foi proposta pelo ministro José Antonio Saraiva e aprovada pelo ministério conservador do Barão de Cotegipe. Esta lei decretada a alforria dos negros maiores de 65 anos; que libertou os escravos com mais de 60 anos, mediante compensações financeiras aos seus proprietários. Os escravos que estavam com idade entre 60 e 65 anos deveriam prestar serviços por 3 anos aos seus senhores e após os 65 anos de idade seriam libertos. Poucos escravos chegavam a esta idade sem condições de garantir seu sustento, e precisavam lutar com os imigrantes europeus. Em1872 muitos fazendeiros tinha aumentado a idade de seus escravos para burlarem a rematrícula de 1872, escondendo os ingênuos introduzidos por contrabando após a Lei Eusébio de Queirós.




Lei Áurea


A Lei Áurea foi assinada em 13 de maio de 1888 pela Princesa Isabel que abolio a escravidão no Brasil.
A assinatura da Lei Áurea ocorreu por causa de pressões internas e externas: o movimento
abolicionista já tinha grande força no país, haviam freqüentes fugas de negros e mulatos, o exército já se recusava a fazer o papel de capitão-do-mato, ou seja: capturar e devolver os escravos a seus donos.
Além disso, estava se tornando economicamente inviável manter o trabalho escravo, em concorrência com a
mão-de-obra imigrante, barata, abundante e educada e os ataques constantes dos negros, muitos deles refugiados em quilombos, às propriedades agrícolas, como mostrou Joaquim Manuel de Macedo .


Golpe da Maioridade ..........


O Golpe da Maioridade foi criado em 24 de julho de 1840 com o apoio do Partido Liberal, ao período regencial brasileiro. Os liberais agitaram o povo, que pressionou o Senado a declarar o jovem Pedro II um maior de idade logo aos 14 anos. Esse golpe teve como principal como o objetivo de dar o poder para Dom Pedro II para que atendesse aos interesses liberais.


Dom Pedro 2°
"...Brasileiros!


A Assembléia Geral Legislativa do Brasil, reconhecendo o feliz desenvolvimento intelectual de S.M.I. o Senhor D. Pedro II, com que a Divina Providência favoreceu o Império de Santa Cruz; reconhecendo igualmente os males inerentes a governos excepcionais, e presenciando o desejo do povo"....