segunda-feira, 5 de maio de 2008

Visconde de Mauá


Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), o Visconde de Mauá, ou Barão de Mauá, nasceu em no município de Arroio Grande, ele é um dos capitalistas empreendedores brasileiros do século XIX. Inicia seus negócios com uma pequena fábrica de navios em Niterói (RJ). Em um ano, já tem a maior indústria do país: emprega mais de mil operários e produz navios. Dois anos depois inaugura o trecho inicial da União e Indústria, primeira rodovia pavimentada do país, entre Petrópolis e Juiz de Fora.No final da década de 1850, o visconde funda o Banco Mauá, MacGregor & Cia. Suas fábricas passam a ser alvo de sabotagens criminosas e seus negócios são abalados pela legislação que sobretaxava as importações. Em 1875 o Banco Mauá vai à falência. O visconde vende a maioria de suas empresas a capitalistas

Fonte:http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Barra_Escolha/B_ViscondeDeMaua.htm

Jacques-Louis David


Jacques-Louis David pintor francês nascido (30 de agosto de 1748 em Paris – 29 de dezembro de 1825) em Bruxelas, foi o mais característico representante do neoclassicismo. Este pintor francês teve anos a atividade artística francesa, e europeia, sendo o pintor oficial da Corte Francesa.
Entre seus quadros mais famosos estão o retrato de
Napoleão, a morte de Sócrates e O juramento dos Horácios.Ele foi um dos artistas mais admirados.


Giuseppe Garibaldi


Giuseppe Garibaldi (Nizza, 4 de julho de 1807Caprera, 2 de junho de 1882) foi um guerrilheiro italiano, conhecido como "herói de dois mundos" devido a sua participação em conflitos na Europa e na América do Sul. Era uma das figuras da unificação italiana, ao lado de Giuseppe Mazzini e do Conde de Cavour, Garibaldi dedicou sua vida à luta contra a tirania. Nasceu em Nizza (hoje Nice, na França) na parte do reino de Sardenha-Piemonte.Giuseppe Garibaldi passou dez anos de sua vida a bordo de navios mercantes, seguindo os passos de seu pai, um marinheiro genovês, e com o tempo chegou a obter licença de capitão. Mas seus desejos de aventura não permitiram que seguisse essa carreira.Em 2 de junho de 1882, aos 74 anos, Giuseppe Garibaldi morreu em sua casinha na ilha de Caprera, onde está enterrado.

Giuseppe Garibaldi

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Giuseppe_Garibaldi

Conferência de Berlim


O Congresso de Berlim foi realizadono dia 15 de Novembro de 1884 e 26 de fevereiro de 1885 com o objetivo de organizar, na forma de regras, a ocupação de África pelas potências coloniais e acabou em uma divisão que não respeitou, as relações étnicas e mesmo familiares dos povos do Continente.
No congresso, que foi proposto por
Portugal e organizado pelo Chanceler Otto von Bismarck da Alemanha participaram ainda a Grã-Bretanha, França, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Estados Unidos da América, Suécia, Áustria-Hungria, Império Otomano.
Os Estados Unidos tinha umacolônia na África; a
Libéria, só que muito tarde, mas eram uma potência em ascensão e tinham passado recentemente por uma guerra civil (1861-1865) que se relacionava com a abolição da escravatura .Grã-Bretanha tinha-a abolido no seu império em 1834. A Turquia também não possuía colónias em África, mas era o centro do Império Otomano, com interesses no norte de África. Os restantes países europeus que não foram “contemplados” na partilha de África, também eram potências comerciais ou industriais, e tinham interesses naquele continente.

Lei Eusébio de Queirós


A Lei Eusébio de Queirós foi aprovada em 4 de setembro de 1850, durante o Segundo Reinado, acabando definitivamente com o tráfico negreiro intercontinental.Porém a lei não gerou efeitos imediatos na estrutura do sistema econômico brasileiro. O tráfico ilegal se desenvolveu intensamente no período posterior à lei e na verdade houve um incremento nos índices de entrada de africanos no Brasil. Quando a situação se tornou mais grave o tráfico interno cresceu de importância e concentrou suas atividades no Rio de Janeiro e São Paulo.


"...Mandamos, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém..."

Lei do Ventre Livre


Os filhos da mulher escrava que nascerem dento do Império desde a data desta lei, serão considerados livres. Os ditos filhos menores ficarão em poder dos senhores de suas mães, os quais terão obrigação de criá-los e tratá-los até a idade de oito anos completos. Chegando a esta idade, o senhor da mãe terá a opção, ou de receber do Estado a indenização de 600$000, ou de utilizar-se dos serviços do menor até a idade de 21 anos completos.Cabe também aos senhores criar e tratar os filhos que as filhas de suas escravas possam ter quando aquelas estiverem prestando serviço. Tal obrigação, porém, cessará logo que findar a prestação dos serviços das mães. Se estas falecerem dentro daquele prazo, seus filhos poderão ser postos à disposição do governo.



LEI DO SEXAGENÁRIO




Em 1885, surgiu a Lei do Sexagenário, que foi proposta pelo ministro José Antonio Saraiva e aprovada pelo ministério conservador do Barão de Cotegipe. Esta lei decretada a alforria dos negros maiores de 65 anos; que libertou os escravos com mais de 60 anos, mediante compensações financeiras aos seus proprietários. Os escravos que estavam com idade entre 60 e 65 anos deveriam prestar serviços por 3 anos aos seus senhores e após os 65 anos de idade seriam libertos. Poucos escravos chegavam a esta idade sem condições de garantir seu sustento, e precisavam lutar com os imigrantes europeus. Em1872 muitos fazendeiros tinha aumentado a idade de seus escravos para burlarem a rematrícula de 1872, escondendo os ingênuos introduzidos por contrabando após a Lei Eusébio de Queirós.




Lei Áurea


A Lei Áurea foi assinada em 13 de maio de 1888 pela Princesa Isabel que abolio a escravidão no Brasil.
A assinatura da Lei Áurea ocorreu por causa de pressões internas e externas: o movimento
abolicionista já tinha grande força no país, haviam freqüentes fugas de negros e mulatos, o exército já se recusava a fazer o papel de capitão-do-mato, ou seja: capturar e devolver os escravos a seus donos.
Além disso, estava se tornando economicamente inviável manter o trabalho escravo, em concorrência com a
mão-de-obra imigrante, barata, abundante e educada e os ataques constantes dos negros, muitos deles refugiados em quilombos, às propriedades agrícolas, como mostrou Joaquim Manuel de Macedo .


Golpe da Maioridade ..........


O Golpe da Maioridade foi criado em 24 de julho de 1840 com o apoio do Partido Liberal, ao período regencial brasileiro. Os liberais agitaram o povo, que pressionou o Senado a declarar o jovem Pedro II um maior de idade logo aos 14 anos. Esse golpe teve como principal como o objetivo de dar o poder para Dom Pedro II para que atendesse aos interesses liberais.


Dom Pedro 2°
"...Brasileiros!


A Assembléia Geral Legislativa do Brasil, reconhecendo o feliz desenvolvimento intelectual de S.M.I. o Senhor D. Pedro II, com que a Divina Providência favoreceu o Império de Santa Cruz; reconhecendo igualmente os males inerentes a governos excepcionais, e presenciando o desejo do povo"....


terça-feira, 29 de abril de 2008

Imperialismo..


Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou uma ou várias regiões geográficas.
O imperialismo contemporâneo pode ser também denominado como
neocolonialismo, por ser muito semelhante com o regime vigorado entre os séculos XV e XX, o colonialismo.
Esta prática está registada na história da
humanidade através de muitos exemplos de impérios que se desenvolveram e, em muitos casos, foram aniquilados ou substituídos por outros. No entanto, o conceito, derivado duma prática assente na teoria econômica, só surgiu no início do século XX.O primeiro estudo sistemático do imperialismo surgiu em 1902 com Imperialismo, do autor inglês John Hobson, para quem o fenômeno se devia à acumulação de capital excedente que devia ser exportado.

O Império Napoleônico


Enquanto no Brasil germinavam as sementes da Independência, na França nascia um novo Império. Napoleão tinha a tarefa de consolidar internamente e difundir externamente os ideais da Revolução. Ela havia atingido o auge durante o Terror. A reação veio em 1795 com a implantação do Diretório. Este teve dificuldades para governar, atacado pelos partidários da realeza, que queriam a volta do Antigo Regime, e pressionado pelas cama­das populares, que queriam a volta do Terror.
Alguns diretores resolveram fortalecer o poder do Diretório, conspirando com um líder militar popular, que se havia destacado em guerras da França contra a Itália (1796-1797) e no Egito (1798-1799): Napoleão. Foi ele o escolhido para chefiar o golpe que depôs o Diretório, dissolveu a Assembléia e implantou o regime do Consulado (1799-1802).
Em 1804, foi criado o Império, espécie de monarquia vitalícia,até a queda em 1814.

Primavera dos Povos....


Dá-se o nome de Revoluções de 1848 à revolução na Europa central e ocidental que em função de regimes governamentais autocráticos, de crises econômicas, de falta de representação política das classes médias e do nacionalismo despertado nas minorias da Europa central e oriental, abalaram as monarquias da Europa, onde tinham fracassado . Também é conhecida como Primavera dos Povos, este conjunto de revoluções, de caráter liberal, democrático e nacionalista, foi iniciado por membros da burguesia e da nobreza que exigiam governos constitucionais, e por trabalhadores e camponeses que se rebelaram contra os excessos e a difusão das práticas capitalistas.
A partir de
1845, a situação política francesa foi profundamente agravada por uma crise do capitalismo. Essa crise acabaria se estendendo por todo o continente e estaria na origem das revoluções liberais que abalaram a Europa Centro-ocidental, no ano de 1848

Delacroix....

Delacroix

Ferdinand-Victor Eugène Delacroix foi um importante pintor francês do Romantismo, nasceu numa família da alta burguesia, ele teve uma esmerada, que o transformou num erudito precoce: freqüentou prestigiosos colégios de Paris, teve aulas de música no Conservatório e de pintura na Escola de Belas-Artes.Seu primeiro quadro importante foi A Barca de Dante — a obra deste escritor italiano foi um dos temas preferidos do romantismo. Delacroix produziu quadros como A morte de Sardanápalo e O bom samaritano, o seu quadro mais famoso é A liberdade guiando o povo. Hoje em dia, os seus quadros são disputados pelos melhores museus e coleccionadores, existindo até um famoso museu em sua honra em Paris, Museu Delacroix.
Em
1833 Delacroix foi contratado para decorar o palácio do rei em Paris, o Palácio de Luxemburgo e a biblioteca de Saint-Sulpice. Nos seus últimos anos preferiu a solidão de seu ateliê.

Debret.......

Castigo de escravo

Debret, Jean-Baptiste (1768-1848), foi um pintor francês que esteve no Brasil com a Missão Artística Francesa, nasceu em Paris, no dia 18 de abril de 1768 e faleceu em Paris no dia 11 de junho de 1848.
Iniciou sua vida profissional em Paris, sob a influência de Jacques-Louis David. Integrando a Missão chefiada por Lebreton, ficou no Brasil entre 1816 e 1831, dedicando-se à pintura e ao magistério artístico.
Em suas telas retratou não apenas a paisagem, mas sobretudo a sociedade brasileira, não esquecendo de destacar a forte presença dos escravos.

Integrou a Missão Artística Francesa (1816), fundou no Rio de Janeiro, uma academia de Artes e Ofícios.
De volta à França (
1831) publicou Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil (1834-1839), documentando aspectos da natureza, do homem e da sociedade brasileira no início do século XIX.

A Segunda Revolução Industrial....



A partir do final do século XX, os ganhos de escala se potencializam por causa do crescimento da disponibilidade de aço, uma das marcas da segunda revolução industrial. No atual contexto, qualquer oscilação de demanda ou fluxo de matéria prima, que antes poderiam ser enfrentadas com modificações na mão-de-obra, transformam-se em graves entraves devido à mecanização intensiva.Para que o processo seja eficiente é preciso uma profissionalização na gestão empresarial pois é preciso assegurar além de um sistema de produção eficiente, também é preciso maximizar os resultados em termos de compras, distribuição e marketing, que extrapola em muito a capacidade gerencial e financeira do empresário. Logo, a verticalização exige uma complexa estrutura administrativa que marcará a segunda revolução industrial através da empresa de sociedade anônima, gerenciada por uma estrutura hierárquica de administradores profissionais assalariados.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Uma época extraordinária - As idéias que marcaram o século XIX



Para uma melhor compreensão da história do século XIX vamos mostrar um pouco do Realismo e Naturalismo, é importante conhecer as idéias e teorias que impactaram de modo fundamental as obras dos escritores da época. Três pensadores fundamentais do período: Charles Darwin, Augusto Comte e Karl Marx.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin





Darwin